terça-feira, 18 de setembro de 2007

Convivência na Universidade

Saí a procura de pautas pela Universidade de Fortaleza no horário de aula (não, não estava gazeando, o professor liberou a turma para procurarmos matérias no campus da Unifor) e vi um grande número de estudantes conversando pelos campus, no Centro de Convivência (quase lotado!) nas mesas, e pensei: Essa galera está estudando? Gazeando aula?

Não tive dúvidas e fui conversar com alguns estudantes para saber o motivo de não estarem na sala no horário de aula. Em uma mesa no Centro de Convivência estavam cinco amigas, sendo quatro estudantes de direito e uma estudante de fisioterapia. Perguntei se os estudantes teriam aula no horário cd (de 9:30 às 11:10), e todos disseram que sim.Nada surpreso, quis saber o porque de todas estarem batendo um papo descontraído enquanto poderiam estar assistindo aula. Antes que me fizessem a mesma pergunta, informei que sou estudante de jornalismo, e que fui liberado pelo professor para procurar pautas e escrever uma matéria jornalística no campus da universidade.

Todas as estudantes, riram e Lia de Souza Rodrigues, estudante de direito, disse: "Ainda bem que se explicou rapaz, caso contrário chamariamos você de metido e te perguntariamos porque não estariam assistindo aula também!" alertou. Cristiana Barreto Espíndola, também cursa direito e me explicou o porque de estarem ali: "Somos todas amigas, nos conhecemos aqui na universidade, e só aqui temos tempo de conversar, aproveitamos alguma aula chata c0mo a de hoje para nos reunirmos".

Achei interessante a resposta de Cristiana, realmente a universidade é um local de convivência e de fazer novas amizades, mas me veio à cabeça uma contestação: "E o que faz aqui uma estudante de fisioterapia? Sendo vocês quatro de direito, como ela sabia que se reuniriam aqui?" Amanda Braga, a estudante de fisioterapia respondeu sem rodeios: "Ué, me ligaram e saí do meu bloco até aqui". Cecilia Nunes Rabelo completa: "Às vezes, começamos a conversar no intervalo de aula (de 9 horas às 9:30) e esticamos a conversar, porque meia hora é insuficiente né?", ressalta.

Alinne Bezerra Sales, confessou que é as amizades que surgem na universidade são diferentes, mas têm seu valor: "Sabemos que todas aqui namoram, saem com amigos mais antigos, mas nada impede de marcarmos de sairmos juntas a noite, marcando um encontro", sugeriu.Eu como estudante, fiz muitas amizades no campus, amizades que não se expandiam da universidade. As convivência se dava apenas no período de aulas: nas férias tudos sumiam! Como Alinne sugeriu, as amizades podem se expandir, mas eu não tive essa sorte. Porque? Devido às outras amizades que possuíamos, namoradas (ou namorados), o que explica a importância desse grupo de estudantes de construir laços de amizade dentro da universidade em horários nada convencionais. Não estou defendendo que os alunos gazeiem aula para conversar com amigos, porém acredito que o espaço estudantil também seja para criação de novas amizades.

Nenhum comentário: