Texto sobre seminário apresentado por mim (Vladimir Marques), e os companheiros Emerson Rodrigues e Marcelo Bloc.
Os blogs surgiram como nova ferramenta do mundo virtual no início da decada de 90, apresentando apenas uma lista de links misturada com comentários. Mas uma característica mudaria a forma de utilização dos blogs: sua utilização como diário íntimo (pessoal). Após a nova forma de utilização, começaram a aparecer textos de gosto pessoal, onde adolescentes escreviam sua histórias, contavam situações vividas no dia a dia, o que contibuíram muito para a popularização dos blogs.
A popularização dos blogs fez com que as empresas passasem a utilizá-lo como ferramenta institucional, as empresas jornalísticas o utilizarem como veículos de notícias: São blogs que se destinam principalmente à informação. Funcionam como muitas vezes como pauta para outros veículos jornalísticos. Trazem, como revistas eletrônicas, notícias, dicas e comentários sobre um determinado assunto. Os blogs são mais informais e geralmente dão mais ênfase à opinião do autor sobre o fato jornalístico do que ao fato em si. Por causa desta ênfase, embora seja bem diferente do “blog pessoal”, o blog de conteúdo tem um caráter muito mais pessoal do que o site tradicional.
terça-feira, 18 de setembro de 2007
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