terça-feira, 4 de setembro de 2007

Títulos no webjornalismo

Análise dos títulos e manchetes de um portal (Terra), um jornal (Diário do Nordeste) e um blog (do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo):

Portal Terra :

Na página inicial do portal, a notícia principal possui uma manchete em tamanho maior para valorizar a notícia e chamar a atenção do internauta, possuindo um antetítulo em vermelho. As notícias secundárias têm títulos menores. Ambas não possuem um abre antecedendo o texto da notícia. Ao clicar em uma notícia qualquer, aparecem o horário de postagem e atualização, a editoria da referida notícia, um link interativo para participação do leitor: vc repórter: mande fotos e notícias e matérias relacionadas, que podem se localizar tanto entre o texto da notícia, ou em um quadro ao lado. O portal trabalha com as duas possibilidades.

Jornal Diário do Nordeste :

A notícia principal (geralmente a noticial principal da edição impressa) do site do DN possui destaque: o tamanho na manchete e a foto são maiores se comparadas com das notícias secundárias. O antetítulo possui uma cor distinta para diferenciar das noticias secundárias. Ao clicar na notícia principal, o internauta verá um antetítulo, a manchete da matéria e um abre. O texto da matéria principal é extenso, o que não acontece com a notícia secundária, que possui textos menores.

Blog do Josias :

O blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo possui uma característica comum entre essa ferramenta: a flexibilidade. O blog do jornalista não segue um padrão estrutural. As postagens são distintas quanto ao conteúdo: O jornalista posta as manchetes dos principais jornais do país e disponibiliza um link para o internauta que quiser mais manchetes ou ler os textos completos: http://www.radiobras.gov.br/sinopses.htm . As notícias ou comentários do Josias podem vir acompanhadas de imagens ou vídeos. Também há flexibilidade quando ao uso ou não do "abre".

Nenhum comentário: