Um glossário de Web 2.0, elaborado pela Folha de S.Paulo, esclarece aos internautas sobre as ferramentas dessa nova tendência comunicacional, chamada de "segunda geração da internet". Estas ferramentas também são utilizadas no jornalismo, que procura seguir as tendências da web. O jornalismo que se apropria das facilidades da web 2.0 chama-se Jornalismo Corporativo A segunda geração abre espaço para Desta forma, abre-se espaço para o denominado Jornalismo Corporativo, também conhecido como jornalismo cidadão ou participativo.
As ferramentas são: AdSense (Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho), Ajax (um pacote amplo de tecnologias usado a fim de criar aplicativos interativos para a web), Mash-ups, (Serviços criados pela combinação de dois diferentes aplicativos para a internet, como misturar um site de mapas on-line com um serviço de anúncios de imóveis para apresentar um recurso unificado de localização de casas que estão à venda), RSS (é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull", com as quais o usuário da web solicita as informações que deseja, e tecnologias "push", com as quais informações são enviadas a um usuário automaticamente), Blogs, (Ferramentas de baixo custo para publicação na web disponível para milhões de usuários, e estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0), e finalmente, uma ferramenta que está causando maior polêmica entre internautas: as Wikis: Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto, porém muito contextada por sua baixa credibilidade: Segundo Andrew Keen, a ferramenta é um "culto ao amadorismo", pois ameaça a qualidade da informação e cria a ilusão de que todas as pessoas podem ser autores.
Opiniões diversas sobre o tema são recorrentes, confira alguns links sobre diferentes pontos de vista sobre a web 2.0:
CIOs usam ferramentas de Web 2.0 para competitividade:
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/03/21/idgnoticia.2007-03-20.4671114070/
Críticas a ferramentas da web 2.0:
http://emrede.wordpress.com/2007/02/16/criticas-as-ferramentas-web-20/
Ferramentas de web 2.0 facilita aprendizado:
http://papagallis.com.br/2006/12/04/ferramentas-web-20-facilitam-aprendizado/
terça-feira, 16 de outubro de 2007
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