A convergência pode ser definida como a capacidade do uso de uma mesma plataforma de rede de telecomunicações para transporte de diferentes serviços: telefonia, vídeo, música e internet. Esta convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdos. As novas tecnologias da informação passaram a exercer uma enorme influência na sociedade sendo um importante papel na transformação e difusão do conhecimento.
A utilização delas tornou possível a troca de informações em curto espaço de tempo, pois, o acesso às redes e os avanços das telecomunicações mudam conceitos de presença e distância. Como foi dito acima, as novas tecnologias chegam para auxiliar o homem a adquirir conhecimento. Porém, a realidade brasileira é bem diferente, como informa a pesquisa da Market Analysis Brasil: O brasileiro não usufrui das novas tecnologias para o trabalho ou busca de conhecimento, limitando-se apenas ao entretenimento.
A pesquisa:
55% têm videogame e 25,8%, MP3 player. No entanto, menos de 1% deles possuem outras ferramentas de tecnologia avançada, geralmente vinculadas à esfera do trabalho ou estudo, tais como pen-drives ou pocket PCs. O apelo do entretenimento cibernético tem sido mais eficaz do que a cultura da máxima produtividade no trabalho para popularizar muitas das novas tecnologias. Na avaliação de Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis, a barreira educacional é fundamental para explicar essa tendência no Brasil. "Diferente de países como os EUA, onde os adultos em plena fase de maturidade profissional (30 anos ou mais) são os principais protagonistas da convergência digital com foco essencialmente laboral, aqui, as habilidades para lidar de modo simultâneo com essas novas tecnologias exigem uma educação específica, que esteve disponível apenas a uma minoria da parcela mais adulta da população em condições financeiras de acessá-las. Ou seja, a barreira é mais educacional do que econômica", diz.
Essa tendência é reforçada quando se noticia que o brasileiro, ao acessar a internet, "invade" ferramentas de entretenimento como orkut, msn e fotolog. Mas ainda carece de maturidade para utilização de novas tecnologias como a tv digital, Ipods, tecnologias wireless como WiMax, WiFi e Mesh, Iphone ( desenvolvido pela Apple Inc. com funções de Ipod, câmera digital e internet) e mesmo novas tendências de transmissão televisiva como a SKY+ (que permite que o cliente personalize e adeque a programação, assistir o que quer, quando e quantas vezes quiser e assumir o controle de sua TV e fazer a programação do seu jeito). Portanto, será que o brasileiro utiliza o real potêncial das novas tecnologias?
terça-feira, 23 de outubro de 2007
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