A noção de infância hoje e suas transformações, assim como o lugar ocupado pelas mídias no processo de socialização da criança e do adolescente foram discutidos no último dia 2, durante o "Mundo Unifor", em discussão realizada pelo Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM).
O grupo surgiu há quatro anos e vem trabalhando, desde então, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, tanto na Universidade de Fortaleza, quanto na Universidade Federal do Ceará. Hoje o Grim Unifor, está sendo coordenado por professores dos cursos de Publicidade, Psicologia e Jornalismo. Ao longo desse percurso, desenvolveu várias pesquisas que culminaram na produção de livros, diversos artigos e eventos, inclusive em parceria com outras instituições como Unicef e Cedeca.
Estiveram presentes as professoras do curso de Comunicação Social, Alessandra Alcântara e Andréa Pinheiro, coordenadoras do Grim Unifor; a fundadora do do grupo e hoje coordenadora do Grim UFC, professora Inês Sampaio; Elias Romão, representante do Ministério da Justiça, além de alunos da Unifor, UFC.
As pesquisas desenvolvidas pelo Grim procuram esclarecer a maneira pela qual as crianças se defrontam com o consumismo midiático vêm se desenvolvendo por todo o Brasil. Para Alessandra Alcântara, coordenadora do núcleo da Unifor, trazer esta pesquisa para o âmbito da Universidade, o grupo estará contribuindo para cumprir o papel de produtores do saber, corroborando também para o desenvolvimento da função social da Universidade, buscando estimular a reflexão e a intervenção sobre os problemas da nossa vida cotidiana.
Pesquisa Atual
Com o título "A Criança e o Consumo de Mídia", o novo projeto de pesquisa do Grim Unifor tem como objetivo identificar como as crianças estão se relacionando e consumindo diversas produções midiáticas, tais como: músicas, programas infantis, livros, entre outros produtos. A pesquisa está sendo realizada nas escolas particulares e públicas de Fortaleza através de aplicação de um questionário, respondido pela criança.
Primeiramente, foi feito um levantamento e revisão de trabalhos e pesquisas publicadas sobre o tema em questão. Depois dessa primeira etapa, o grupo levantou o perfil do consumo de mídia pelas crianças, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O instrumento foi elaborado e pré-testado pelos membros do grupo de pesquisa.
A pesquisa foi realizada com 1200 crianças de 07 a 10 anos, dos sexos masculino e feminino, estudantes de escolas públicas e particulares e residentes na cidade de Fortaleza. As escolas foram definidas por sorteio dentre as que tiverem mais de 700 alunos das 6 regionais em que Fortaleza está dividida. Os pesquisadores, antecipadamente treinados para a abordagem das crianças, foram responsáveis pela aplicação dos questionários, tabulação e análise dos dados.
Para a execução dessa tarefa, os alunos estiveram devidamente identificados e portando a autorização da escola e da família como forma de assegurar que o processo decorresse de forma segura e tranqüila para os sujeitos envolvidos na pesquisa. Os pesquisadores estarão submetidos ao acompanhamento e supervisão dos professores orientadores e do coordenador do projeto.
Os dados ainda estão sendo coletados pelos voluntários do Grim. Após a conclusão da pesquisa, o grupo enviará seus voluntários as escolas de Fortaleza para ministrar palestras e manuais a serem desenvolvidos.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
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